7 animais que podem invadir sua casa pelo banheiro
Por mais estranho que pareça, alguns animais nada amigáveis podem entrar em sua casa através do banheiro. Alguns mais comuns, como aranhas e insetos, outros menos comuns e até bizarros, como cobras e gambás.
Não são raros os relatos de sustos e surpresas com essas “aparições” inesperadas. Eles entram pelo encanamento e podem subir pelo vaso sanitário ou ralos.
-
Baratas
As grandes vilãs são, certamente, as baratas. Apesar de serem as menos assustadoras e inusitadas da lista, elas são as mais frequentes. Períodos de chuva e calor, sujeira nos canos ou até mesmo falta de higiene no ambiente doméstico costumam atraí-las.
A melhor prevenção contra a visita indesejada dessas hóspedes desagradáveis é manter a limpeza da casa e do banheiro e, em épocas de muita umidade e altas temperaturas, tapar os ralos.
-
Gambás
Não são a aparição mais comum, e nem acontecem em todo lugar. Na Austrália, em 2010, apareceram muitos desses marsupiais nas casas e, claro, nos banheiros. Como eles conseguem ficar um tempo mais longo sem respirar, subiam pelos canos e eram encontrados nas privadas. Outro caso notório ocorreu em 2016, em San Diego, nos Estados Unidos. Neste, no entanto, foi constatado que o animal tinha caído da janela dentro do vaso sanitário.
-
Sapos
Não é novidade que os sapos gostam de umidade. Aliás, no Brasil, especialmente em localidades mais quentes, não é raro se deparar com sapos, rãs ou pererecas no banheiro. Quem não está acostumado ou nem sabe dessa possibilidade acaba tomando um baita susto.
-
Aranhas
As aranhas não entram pelos ralos e muito menos pelo vaso sanitário. No entanto, são alguns dos “hóspedes” mais encontrados nos banheiros. Isso porque, por ser mais escuro e pouco arejado, o banheiro atrai insetos, que são os alimentos favoritos dos aracnídeos. Além disso, é um lugar mais propício à tessitura das teias. Apesar de a maior parte delas não ser venenosa, é preciso cuidado, porque algumas espécies não somente inoculam veneno como são altamente letais, como é o caso da aranha marrom.
-
Lagartos
Você deve estar arrepiado (a) só de imaginar a cena: entrar no banheiro e se deparar com nada menos que um lagarto. É bem bizarro mesmo! Felizmente, no Brasil, não é usual. Mas de quando em quando os noticiários mostram invasões dessas criaturas em banheiros. Já que eles conseguem nadar, muitas vezes transitam pelas tubulações e podem acabar mostrando a cara atrás de insetos para se alimentarem.
-
Ratos
Os infames “ratos de bueiro” não frequentam apenas as redes de esgoto público. Eles circulam por tubulações com facilidade, e ficam “em casa” em meio à sujeira dos canos de esgoto. Inclusive ali encontram alimento. É realmente bem nojento. E também um baita susto dar de cara com um saindo pelo seu banheiro. Por isso, especialmente durante a noite, recomenda-se baixar a tampa do vaso sanitário.
-
Cobras
Além dos anfíbios, como os sapos, rãs e pererecas, os répteis podem fazer suas aparições nos banheiros. E não só lagartos, mas cobras, afinal, os canos têm as condições ideais para elas: umidade, escuro e frio. Pela espessura dos canos residenciais, felizmente muitas espécies venenosas não conseguem ter acesso, por causa de sua circunferência. Já as cobras de jardim são mais frequentes e, apesar de não serem venenosas, são visitas que você, certamente, não deseja.
Como evitar essas invasões?
Como muitos destes animais são atraídos por sujeira, manter a limpeza dos banheiros e casas é fundamental para evitá-los. Mantenha os ralos tampados e a tampa da privada abaixada, principalmente durante a noite, isso ajuda a prevenir surpresas desagradáveis.
Mas se, mesmo assim, você está com questões dessa natureza se repetindo, é necessário chamar um profissional especializado para resolver a situação de uma vez por todas.
Para acabar com as invasões de animais em sua casa pelo banheiro, conte conosco, da Esgotécnica desentupidora. Com os aparelhos mais modernos, produtos eficientes e profissionais altamente capacitados, estamos preparados para eliminar esse problema da sua vida (e da sua casa).